Grupo Sansey

Histórico

O Grupo Sansey nasceu a partir de sua fundadora e atual presidente Mity Shiroma. Natural de Londrina, Mity conheceu o karaokê aos 13 anos estudando em uma escola japonesa, onde surgiu seu interesse na preservação da cultura oriental. Em março de 1984 foi campeã na fase eliminatória de um concurso de karaokê de música japonesa, ganhando o direito de representar o Brasil na final em Tóquio, no Japão. Na ocasião, recebeu um convite para se profissionalizar no Japão, mas recusou. Assim como seus pais, ela acreditava que seu futuro deveria ser construído no Brasil. De volta a Londrina, começou a dar aulas de canto e em setembro de 1984 fundou a Mity Escola de Karaokê. Mais do que ensinar técnicas de canto para concursos, sempre houve a preocupação com a formação de valores morais de seus alunos. Foram ensinados a valorizar conquistas pessoais, gostar da arte e a importância da cooperação com colegas, pois a maioria dos alunos eram crianças, adolescentes e jovens.

Mas Mity viu que podia fazer mais por esses jovens e foi para uni-los em prol de uma causa comum que idealizou e fundou, junto com outros 20 jovens alunos, o Grupo Sansey Cultural Beneficente, entidade sem fins lucrativos que trabalha pela preservação, valorização e divulgação da cultura japonesa na cidade. No início da formação do Grupo houve um grande incentivo do empresário Eduardo Sakamoto, da cidade de Presidente Prudente, que passou as primeiras orientações para compor as regras de relacionamento em grupo. Inicialmente, o objetivo do grupo era promover shows artísticos, criando oportunidades em que os membros complementariam o seu aprendizado e o seu aperfeiçoamento na arte do canto. Nesse grupo, os jovens eram imbuídos de responsabilidades e confiança, contribuindo para seu amadurecimento e preparo para a vida adulta. Além disso, ao trabalhar por uma causa social, eles desenvolviam o senso de cidadania.

Em 1994, o grupo foi constituído legalmente, com a denominação de Grupo Sansey Cultural e Beneficente, com sede na Avenida José de Alencar 156, Bairro Shangri-lá "A", na cidade de Londrina. Devido aos trabalhos artísticos e beneficentes, o Grupo Sansey foi nomeado, em dezembro de 1996, representante oficial no Brasil da Associação Internacional de Filantropia em Benefício dos Países do terceiro Mundo, com sede em Tóquio. Em 1998, a aprovação do Projeto Grupo Sansey pela Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal de Londrina possibilitou a aquisição de novos equipamentos e com isso, houve um salto significativo em suas atividades, tanto em termos qualitativos quanto quantitativos.

Com o passar dos anos e o crescimento considerável tanto em número de alunos quanto em eventos realizados, sua primeira sede se tornou pequena para as atividades e aspirações do grupo. Assim, em 2001, foi concluída a nova sede, localizada em frente ao edifício antigo, constituindo um grande marco para a expansão do grupo. Com projeto do arquiteto Sr. Shizuo Furukawa, membro do Grupo Sansey e construído pela construtora A Yoshii Engenharia Ltda, a nova sede possibilitou a ampliação das atividades do grupo, que hoje conta conta com aulas de canto, yosakoi soran (dança contemporânea japonesa) e taiko (tambores japoneses), ensinados tanto por professores quanto por ex-alunos. O grupo realiza diversas apresentações artísticas durante o ano, tanto na cidade de Londrina quanto em outras localidades do país. Já foram realizadas apresentações em Angra dos Reis (RJ), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Lins (SP), dentre outras cidades brasileiras.

No yosakoi soran, o empenho dos jovens não demorou a dar resultados: o Grupo Sansey é heptacampeão brasileiro. Internacionalmente, ficou conhecido em 2008 por sua apresentação como grupo convidado no 17º Festival Yosakoi Soran, em Sapporo, no Japão, e em 2012 como o primeiro grupo estrangeiro competidor a participar do mesmo festival, em sua 21ª edição.

O grupo criou o espetáculo "A Saga dos Imigrantes Japoneses", musical que resgata a história da imigração japonesa no Brasil. É também o criador do Matsuri Dance, uma dança animada com coreografias fáceis que atrai milhares de pessoas, descendentes de japoneses ou não, e de todas as idades, nos festivais japoneses. Além disso, Mity Shiroma juntamente com o Grupo Sansey idealizou o Londrina Matsuri, festival japonês que celebra a chegada da primavera e que hoje integra o calendário oficial de eventos da cidade, sendo realizado anualmente.

O Grupo Sansey também promove outros eventos, como o Sukiyaki Show, evento anual visando arrecadar recursos para suas atividades; o Kinka Concert, apresentação anual dos alunos que todos os anos arrecadam mais de uma tonelada de alimentos para a Provapar, e realiza rifa beneficente para Creche Irmãs de Betânea de Londrina; e shows de cantores de música popular japonesa, brasileira e internacional (como os cantores japoneses Oka Shiroh e Kazufumi Miyazawa). Em todos esses eventos, o grupo com a participação dos pais dos alunos. Assim, os pais conhecem os amigos de seus filhos, aproximam-se mais da escola e ampliam o convívio com os próprios filhos. Não raro, pais e filhos participantes do Grupo Sansey ou da Mity Escola de Karaokê referem-se ao grupo como "uma grande família".

É sabido que a comunidade japonesa, se hoje tem o reconhecimento e o carinho de toda a sociedade londrinense, é devido ao empenho e seriedade de todos os imigrantes que ajudaram a construir a história da cidade. Mas esse respeito adquirido, se não preservado pelas novas gerações, pode facilmente se perder. E, com o trabalho do Grupo Sansey, a comunidade japonesa não só se preservou como se fortaleceu e ao mesmo tempo conseguiu uma integração maior com a comunidade local. Se hoje qualquer jovem sente-se à vontade com termos em japonês como "matsuri", sabe o que é um "taikô" e já provou "yakisoba", se as novas gerações de japoneses, mesmo se sentindo cada vez mais brasileiras, estão interessadas em aprender e preservar a cultura de seus ancestrais, isso tem a ver com o trabalho de continuidade realizado nas últimas décadas pelo grupo.