Grupo Sansey

Veja também:

Taiko

O Grupo Sansey oferece aulas de Taiko para todas as idades!

 

O Taiko no Grupo Sansey

As aulas de Taiko no Centro Cultural Grupo Sansey tiveram inicio em 2002 devido à aprovação pela Prefeitura Municipal de Londrina, com base na Lei de Incentivo à Cultura, do projeto cultural: "Taiko - Curso de Tambores Milenares Japoneses", que permitiu verbas para a manutenção dos instrumentos tocados em festas nipo-brasileiras na cidade.

O Grupo Sansey foi o precursor desta atividade dentro da comunidade japonesa, atualmente atraindo diversas pessoas, crianças, jovens e adultos, para a prática deste instrumento milenar da cultura japonesa. Desde a primeira edição do Londrina Matsuri, em 2003, os Taikos acompanham as músicas dançadas de Matsuri Dance, se tornando um marco do evento.

 

Sobre o Taiko

A palavra “taiko” significa simplesmente "grande tambor" em japonês e consiste em um instrumento de percusão feito com pele de animal e base em madeira, podendo possuir vários tamanhos e formas. É tocado com a mão ou com o uso de baquetas, e exige do músico a habilidade rítmica e o preparo físico para sustentar batidas homogêneas. 

O taiko já foi utilizado em cerimônias religiosas, para anunciar guerras e intimidar adversários. No Japão feudal, eram usados para motivar as tropas, auxiliar a marcar o passo na marcha e para anunciar comandos e ordens marciais. Os camponeses também usavam os taikos em festivais e rituais para rezar e agradecer pelas boas colheitas. Após a Segunda Guerra, sua função teve uma mudança radical, e o taiko passou a fazer parte apenas das apresentações artísticas[1].

Foram encontrados bonecos do século V, feitos em terracota que carregam no ventre um tambor. Pinturas do início do século XII já retratam o chodaikô, do tipo gongo, e o tandôdaiko, com o corpo mais achatado. Todos os registros comprovam que o taiko está presente na história da música japonesa há quase mil e quinhentos anos. Hoje se firmou como representação artística da música tradicional japonesa[2].

 


[1] TAIKO à brasileira. Portal NippoBrasil Online. Disponível em: http://www.nippobrasil.com.br/especial/537.shtml. Acesso em 5 de março de 2014.

[2] TAIKO – Tambores Japoneses. Cultura Japonesa. Disponível em: http://www.culturajaponesa.com.br/?page_id=148. Acesso em 5 de março de 2014.