Grupo Sansey

Escola Mity de Karaokê completa 30 anos

Mirian Mitiko Takemura Shiroma é um exemplo de pessoa e profissional pautada pelo conjunto de valores típicos da cultura dos japoneses e seus descendentes como amor ao próximo, humildade, fazer o bem e luta pelos objetivos. 

Após três décadas de dedicação como mestra e grande entusiasta da Escola Mity de Karaokê, a professora de nome artístico "Mity" quer celebrar o marco de "30 anos" sob o viés da GRATIDÃO.

Fazendo um balanço deste período de dedicação ao canto, ao ato do ensino e a evolução da Escola, Mity afirma que a maior comemoração será continuar o trabalho, sempre auxiliando o desenvolvimento das pessoas e promovendo ainda mais atividades beneficentes. "Meu sentimento é de agradecimento e de retribuição, uma verdadeira 'corrente do bem'. Sinto-me realizada, ao mesmo tempo, essa sensação me inspira à continuidade", afirma.

 

O INÍCIO DA TRAJETÓRIA

Mity poderia ter feito história no Japão, mas escolheu trilhar sua trajetória no Brasil. Em 1984, Mity foi campeã da fase eliminatória brasileira do Grande Prêmio da Canção Japonesa para Estrangeiros (Gaikokujin Kayô Taishô), ganhando o direito de representar o Brasil na fase final (mundial) do concurso, em Tóquio, onde recebeu o prêmio "Friend Ship". A viagem duraria dois meses, período em que ela estudou e conheceu de perto a cultura milenar japonesa. Mesmo convidada a se profissionalizar no Japão, o desejo de construir seu futuro no Brasil falou mais alto.

Logo que retornou a Londrina, começou a dar aulas de canto, especificamente para música japonesa, a pedido de seus amigos. Embora na época houvesse ótimos professores de canto na região, as escolas e aulas particulares não eram voltadas aos jovens. Desta forma, em setembro de 1984, foi fundada a Mity Escola de Karaokê.

 

RECONHECIMENTO

Em todos esses anos dedicados ao ensino, Mity idealizou e fundou, junto com outros 20 jovens, o Grupo Sansey Cultural e Beneficente (criado em 1988 e formalizado legalmente em 1994), entidade sem fins lucrativos que trabalha pela preservação, valorização e divulgação da cultura japonesa na cidade, através do companheirismo e trabalho em conjunto. 

Dentre os trabalhos desenvolvidos estão o evento Londrina Matsuri, destaque para a equipe heptacampeã brasileira de Yosakoi Soran e ainda o Matsuri Dance, uma inovação do Grupo ao criar essa dança coreografada de músicas japonesas com arranjos diferenciados.

Todo esse empenho também já rendeu homenagens como prêmio Top Nikkey na categoria Líder Comunitário à Mity e o Diploma de reconhecimento Público como entidade filantrópica ao Grupo Sansey.

 

KINKA CONCERT

O Kinka Concert é um musical especialmente preparado pelos integrantes do Grupo Sansey, visando o encerramento das atividades do ano. É realizado desde o início das atividades da Escola Mity de Karaokê.

Durante o Kinka Concert é realizado campanha de arrecadação em prol dos mais necessitados: o ingresso é alimento não perecível para o Provopar de Londrina, visando um Natal melhor para os mais carentes. Através da venda de rifa entre os integrantes e colaboradores do Grupo Sansey também é possível arrecadar fundos para o Centro Educacional Creche Irmãs de Betânia, mantido pela Pastoral Nipo-Brasileira.

Nos últimos anos, o Kinka Concert conta com a supervisão artística da Professora Toshiko Okuda, ex-diretora artista da TV NHK do Japão, que anualmente vem a Brasil especialmente para o Kinka Concert. A professora Toshiko Okuda pertence à entidade Kaikai Yuuko Kyokai do Japão, do o qual o Grupo Sansey Cultural e Beneficente é representante oficial no Brasil desde 1996. 

 

KINKA EM NÚMEROS

Em 30 anos da Escola Mity de Karaokê, podemos contabilizar com satisfação os seguintes números: 

ALUNOS: 4.500 

PÚBLICO DAS EDIÇÕES DO KINKA: 30.000 PESSOAS

ALIMENTOS ARRECADADOS: 30 TONELADAS

RECURSOS PARA O CENTRO EDUCACIONAL IRMÃS DE BETÂNEA, ATRAVÉS DE CAMPANHAS BENEFICENTES: CERCA DE R$ 50.000,00 

 

30 ANOS ENSINANDO GERAÇÕES

A Escola Mity de Karaokê contabiliza a passagem de mais de 4.500 alunos nos 30 anos de trabalho. "Tenho orgulho que ter dado aulas para as famílias londrinenses, algumas inclusive tive a oportunidade de ensinar o canto para três gerações, como é o caso da família Matsumoto: Toshiko e sua filha Cintia na década de 80 e atualmente a terceira geração Amanda, Bruno e Isabela também frequentam a escola", conta Mity.

Cintia Matsumoto começou a fazer aula na Escola Mity Karaokê por influência da mãe, Toshiko. "Na época eu estava com 10 anos e gostei da ideia. Eu era uma criança muito tímida, séria e pouco comunicativa e acho que minha mãe tentou me fazer interessar por algo que poderia me socializar melhor, que no caso foi a música", comenta. Cintia participa desde a primeira edição do Kinka e também desde o início das atividades do Grupo Sansey.

"O canto para mim foi importante, mas o diferencial de tudo em minha vida foi 'estar nas mãos certas', pois acredito que se não fosse a Mity e sua dedicação, eu não teria 'despertado' como aconteceu. A música é importante para desenvolver muitas habilidades, tanto cognitivas como também comportamentais, mas o professor é fator essencial! Sua dedicação, amor e receptividade fazem toda a diferença. Para quem tinha dificuldades em se comunicar, escolhi a profissão que trabalha justamente com a comunicação humana, sou fonoaudióloga. E isso não foi por acaso! O canto me ajudou a desenvolver o lado sociável, comunicativo, a seguir regras, respeitar e ajudar o próximo, ser determinada, além de ajudar em minha independência global. Foi uma transformação muito grande em minha vida!", conta.

Outra aluna que faz parte da história da escola desde o início é Alice Reiko Hayama. Ela começou a cantar em karaokê nas primeiras turmas na ACROL, e em seguida começou a fazer parte da Escola, assim que Mity iniciou formalmente as atividades. "Meu objetivo nunca foi o palco. Música para mim é uma terapia. Faço yoga e estudo holístico também. Portanto, música é saúde. Consigo o equilíbrio através do som. É um dos meus alicerces espirituais", explica Alice que acrescenta: "O som é a ressonância da alma".

A cantora Toyoko Nakayama também frequenta a Escola há 30 anos, mesmo morando em Tamarana, município distante 80 km de Londrina. "Gosto tanto de cantar que nos primeiros 20 anos, eu vinha a Londrina semanalmente, depois passei a fazer aulas a cada 15 dias e atualmente estou aqui todo mês fazendo aula de pelo menos duas horas", conta.

Para Toyoko, o canto tem evolução e há sempre mais a aprender. Em sua cidade, trabalha "lidando com a terra" junto ao marido. "Amo cantar e faço todos os dias. Para treinar, chego a colocar um papel com a letra da música no cabo da enxada para cantar enquanto trabalho. Sem a música, não sou nada. Enquanto sair minha voz, vou continuar cantando", conta empolgada. Toyoko adora estar no palco, já participou de vários concursos, porém seu objetivo nos últimos anos é sempre renovar o repertório e aprender novas músicas para sua apresentação no Kinka Concert. "O Kinka para mim é sagrado. É onde preparo meu melhor show".

Sobre o trabalho de Mity Shiroma, todos são unanimes em reafirmar a importância. "A Mity é muito profissional, por isso cresceu e manteve a escola. Com sua humildade, ela trata todos igualmente com muita dedicação", comenta Toyoko.

"Ensinar é um dom. Que a Mity continue a perpetuar a tradição japonesa", diz Alice. "Foram 30 anos de dedicação, carinho, doação, fazendo a diferença na vida de várias pessoas! E que venham mais 30 anos de muitas alegrias", finaliza Cintia.