Grupo Sansey

12º Londrina Matsuri foi sucesso de público e atrações

Com uma programação intensa de atividades, a coordenação encerra a 12a edição do Londrina Matsuri com um balanço positivo, consolidando o sucesso do Festival da Primavera que faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná e também da cidade de Londrina.

Dentro da expectativa anunciada, mais de 20 mil pessoas prestigiaram os três dias de festival que aconteceu no Parque de Exposições Ney Braga, em Londrina. "Agradeço aos patrocinadores, apoiadores, imprensa em geral pela divulgação do evento, aos parceiros dos estandes comerciais, gastronômicos, oficinas e entidades culturais de Londrina e região. E também ao grande público que compareceu e participou. O sucesso alcançado do 12º. Londrina Matsuri é em decorrência de tudo isto", comenta Luiz Shiroma, coordenador geral.

Os restaurantes do Espaço Gastronômico comprovaram que a culinária japonesa está entre as preferidas dos ocidentais. O público lotou os restaurantes, principalmente no sábado. "A novidade deste ano foi que a Praça de Alimentação do evento foi reconhecida pelos nipo-brasileiros da cidade que deram o título de 'melhor Festival Gastronômico' ao Londrina Matsuri, através do Prêmio Top Nikkey 2014. E também, ficamos em segundo lugar em 'Festa Popular', sendo o primeiro a Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina. É o reconhecimento do público pelos 12 anos de realização do Londrina Matsuri. ", ressalta Shiroma.

Nesta edição do evento, mais de 80 estandes formaram a área comercial e de gastronomia, além de uma programação cultural que reuniu mais de 65 grupos nas apresentações artísticas: dança, música, artes marciais e canto. "O Londrina Matsuri tem como objetivo maior a integração das culturas e para isto contamos com o apoio das diversas entidades culturais de Londrina e Região que sempre se apresentam, portanto agradecemos a participação de todos", comenta Mity Shiroma, presidente do Grupo Sansey.

No Festival Bon Odori, o evento contou com a participação de 17 entidades de Londrina e região. Nas apresentações de Yosakoi Soran (Dança) o Grupo Sansey mostrou a coreografia heptacampeã do 12º. Festival Yosakoi Soran do Brasil em 2014 e o Grupo Seishum Yosakoi Soran, de Campo Grande, também mostrou a apresentação que rendeu a eles o título de 1º Lugar na categoria Adulto no mesmo Festival. "Também de Campo Grande, o Grupo Shinsei fez apresentações de Taiko e o Grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko (tambores de Okinawa) fizeram uma apresentação especial com a presença de vários participantes do Brasil. No Espaço Kodomo (criança), o Sesc mais uma vez trouxe oficinas, brinquedos japoneses infantis e ainda fez sessões de cinema com o filme 'Gaijin Caminhos da Liberdade' e 'Gaijin Ama-me como Sou', conta Mity Shiroma.

 

Muitas pessoas também se inscreveram para as oficinas de Oshibana e Origami em Tecido no 'Espaço Cultural Oi'. "Nesse ano, participamos com as oficinas gratuitas. Ter a oportunidade de trazer nossa arte para minha cidade natal é sempre uma alegria. Nem a chuva, no domingo, impediu que nosso espaço estivesse sempre cheio. Acho que Londrina está valorizando cada vez mais o hand crafted (artesanal) e a cultura japonesa", afirma a artesã e empresária Thaís Kato, especialista na arte de origami em tecidos.

Encerrando as atividades durante todos os dias, shows de mágica e karaokê, além do Grupo Sansey comandando apresentações de Matsuri Dance, para grande público que lotou a praça do palco central.

O Nagashi Sômen novamente foi um grande sucesso. Em várias sessões, as pessoas aceitaram o desafio de tentar degustar o "macarrão na correnteza", gratuitamente. O público escolheu o Jardim Japonês como local para registro "oficial" das fotos no evento. O Jardim foi especialmente montado com uma paisagem ao fundo, lago, flores, ponte e "torii".

Na área comercial, o representante da Usaflex Daniel Bastos, se diz satisfeito com a movimentação no Parque de Exposições. "Sempre participamos do evento e a quantidade de público aumenta a cada ano. Para a gente é uma boa oportunidade para a exposição da nossa marca", comenta.

A conscientização dos jovens para a preservação do meio ambiente, sempre em destaque no Londrina Matsuri foi promovida pela 7ª "Mostra Meio Ambiente - Melhores Práticas" o 5º Concurso Meio Ambiente - Melhores Práticas com participação de alunos de escolas municipais. Os trabalhos foram julgados por professores e coordenadores da UniCesumar. Em primeiro lugar ficou a Escola Municipal Eugênio Brugim; na segunda colocação ficou a Escola Municipal Helvio Esteves e, em terceiro lugar a Escola Municipal Elias Kauan. As Escolas foram premiadas e receberam certificados de participação.

"Em nome da organização agradeço a colaboração de profissionais e, principalmente, dos voluntários que há muitos anos nos ajudam a realizar esse grande evento", comenta Mity Shiroma.

A coordenação do evento anuncia a data do 13º. Londrina Matsuri: "desta vez serão quatro dias de evento, de 4 a 07 de setembro de 2015. Aguardamos mais uma vez o prestígio do público", convida Luiz Shiroma.

A realização do evento Londrina Matsuri fica a cargo do Grupo Sansey, entidade cultural e beneficente sem fins lucrativos, que agradece ao patrocínio das empresas: Caixa, EAD Unicesumar, Boulevard Londrina Shopping, Unimed, Copel, Sanepar, Oi, Drogamais, Midiograf e Disfranco - Distribuidora de Bebidas, além dos apoiadores: Governo Estadual, Prefeitura de Londrina, RPC TV, Rádio Paiquerê AM, Folha FM, Igapó FM, Sociedade Rural do Paraná, Sistema Fecomércio/Sesc, Londrina Convention & Visitors Bureau e Assessoria de Comunicação Produtora Marcão Kareca.