Grupo Sansey

Grupo Sansey é Heptacampeão no Festival Brasileiro Yosakoi Soran

O Grupo Sansey venceu pela sétima vez o Festival Yosakoi Soran, realizado em Maringá, Paraná. Esta foi a décima segunda edição do evento, considerado o grande carnaval japonês e que contou com apresentação de seis grupos de dança do Brasil. 

"O Grupo Sansey tem como objetivo a preservação e divulgação da cultura japonesa através da música e dança, especialmente por jovens. É gratificante ver o vigor e a dedicação que os jovens do Yosakoi Soran do Grupo Sansey possuem e a forma como se esforçam para se superar a cada coreografia, a cada festival. Quero ressaltar a determinação dos líderes, sobretudo o apoio incondicional dos pais e familiares de todos os integrantes. Todos estão de parabéns!", comenta Mity Shiroma, presidente do Grupo.

Este ano, a temática escolhida pelo Grupo Sansey, "faz referencia às guerras que atravessaram o Japão através dos séculos, culminando na Segunda Guerra Mundial e aos bombardeios de Hiroshima e Nagasaki. E também a forma como os japoneses reconstruíram sua nação e suas vidas e chegaram à paz depois deste acontecimento marcante. A música 'Fukkatsu (Reconstrução)' foi composta pelo músico e produtor londrinense Marco Tureta", explica a integrante Aline Kashinoki.

Segundo a coreógrafa do Grupo de Yosakoi Soran do Sansey, Juliana Akemi Nakahara, o processo de criação da música e da coreografia foi justamente misturar a força da guerra, a tensão da morte, o renascer da esperança, o esforço na reconstrução e, finalmente, a celebração da paz. "Para isso utilizamos diversas referências de danças de Yosakoi Soran, além de filmes, músicas e teatro. Como resultado conseguimos uma coreografia muito forte, que utiliza narukos (instrumento em madeira usado para espantar os pássaros nas plantações de arroz), taikos (tambores japoneses), leques, kasás (sombrinhas), bastões e bandeiras", comenta.

Para unir esses elementos em apenas uma música foram necessários cinco meses de ensaios e nas duas semanas que antecederam o evento, treinos intensos de três horas, todos os dias. "Ganhar o Grand Prix (campeão geral) foi muito emocionante, pois é o reflexo de todo nosso esforço e dedicação durante os treinos depois de um dia inteiro de estudo ou trabalho, nos feriados e finais de semana. Nosso objetivo era fazer uma ótima apresentação, para que o público pudesse se emocionar com nossa mensagem e nossa energia. Vencer é muito bom e pela sétima vez é melhor ainda! Nossos sonhos não vão parar e, uma conquista como esta, nos faz perceber que estamos no caminho certo", explica a coreógrafa Juliana.

"Tentar colocar em palavras o que sentimos, é impossível, é simplesmente inexplicável. Valeu, não só pela premiação, mas pelo sentimento de estar lá, apresentando, sabendo a importância da amizade de cada um, da união e do companheirismo, e claro, fazendo o que nós amamos: dançar, tocar, cantar e se divertir! E é por isso que tenho muito orgulho de fazer parte da 'Família Sansey'", comenta Daniela Nakahara, integrante do Grupo composto por 30 pessoas entre dançarinos e tocadores de taiko.

Em 2008 e 2012, o Grupo Sansey também participou da edição oficial do Festival de Yosakoi Soran, no Japão, que chega a reunir 400 grupos do gênero. "Em 2008, fizemos uma participação especial e, em 2012, fomos para competir e ficamos surpresos em nos classificar entre os 40 melhores da categoria", relembra Juliana.

[clique aqui para mais informações sobre o Yosakoi Soran no Grupo Sansey]