Grupo Sansey

Desafios da cultura nikkei em debate

“Nikkei Deai”, evento que integra a programação 
do Londrina Matsuri, vai discutir valores, iniciativas  
e oportunidades da cultura japonesa 

Durante o Londrina Matsuri, a comunidade japonesa e pessoas que se identificam com a cultura nipônica vão ter a  oportunidade de compartilhar experiências e conhecimento, e ainda debater temas como Cultura Nikkei, o papel dos  jovens líderes e o desafio de manter os valores e tradições orientais. Esses e outros temas estarão em destaque no Nikkei Deai - Oportunidades, Experiências e Valores, evento que será realizado no dia 7 de setembro, no Parque Ney  Braga. 
“Existe uma grande preocupação das associações japonesas com a sucessão e a sustentabilidade, e o envolvimento  dos jovens é citado como parte da solução para esses desafios”, explica Alexandre Takaoka, coordenador do Nikkei Deai. “O tema ‘identidade’ nikkei também é recorrente devido à miscigenação. Deste debate surgiu a ideia de ter um  evento que trabalhe a identificação com a cultura, de descendentes e não descendentes, e que discuta o papel dos  jovens no desafio de manter vivos os valores e tradições.” 
O Nikkei Deai (Nikkei: pessoas que se identificam com a cultura nipônica, descendentes ou japoneses que moram  fora do Japão. Deai: encontro, reunião de pessoas) surgiu da união de pessoas que acreditam que os jovens devem  assumir papéis de liderança na sociedade e que a cultura japonesa ensina valores importantes no preparo desses  jovens. O evento é destinado a todas as pessoas interessadas no tema e vai contar com palestrantes de renome e  jovens lideranças que vão compartilhar experiências e conhecimentos. 
“Os palestrantes têm propriedade e experiência na comunidade nikkei e acima de tudo, nutrem um sentimento de  pertencimento e gratidão que os fazem querer divulgar a cultura japonesa e os seus valores”, informa Alexandre  Takaoka. “Dentre as atrações teremos o renomado Munetaka Ganaha, professor de universidades no Peru e em  Okinawa. Teremos também Márcia Nakano Kawase, que representou o Brasil no encontro de jovens líderes nikkeis,  no Havaí.” 
As atividades do Nikkei Deai - Oportunidades, Experiências e Valores começam às 9h no Recinto Soiti Taruma  (Parque Ney Braga) e se estendem até as 16h45. O evento é promovido pela ACROL, Centro Cultural Brasil-Japão  do Paraná, Grupo Sansey, Ishin Daiko e Ryukyu Koku Matsuri Daiko Londrina. A entrada para o evento é gratuita.  


Serviço: 
Nikkei Deai - Oportunidades, Experiências e Valores  
Onde: Parque Ney Braga – Recinto Soiti Taruma  
Quando: sábado, 07 de setembro 
Horário: das 9h as 16h45 
Ingresso: gratuito 

Programação  
9:00 Credenciamento 
9:30 Palestra: "Preconceito e Estigma Anti-Amarelo no Brasil" 
10:00 Palestra: "Despertando o Orgulho de Ser Nikkei"  
10:30 Apresentação do Projeto Okaeri 
11:30 Intervalo 
13:30 Abertura oficial 
14:00 Painel - Grupos Culturais - Grupo Sansey, Ishin Daiko e Ryukyu Koku Matsuri Daiko 15:30 Palestra: Munetaka Ganaha - "O Envolvimento de Jovens em Associações Culturais"

Imagens:
Daniela Nakahara
Luciano Andrade