Grupo Sansey

Programação cultural é uma das atrações do Londrina Matsuri

As atividades culturais promovidas pelo Londrina Matsuri  sempre agradam e atraem um grande público, não só pela qualidade, mas também pela diversidade das atrações. É uma das estrelas da festa, ao lado da gastronomia e da tecnologia.

No Palco Sakurá (palco principal) estão previstas diversas atrações todos os dias. No dia 06 (quinta-feira), além de Bon Odori, passam pelo palco a Banda Nikkei Band, com canções dos anos 1960 – 1980, o Grupo Sansey com Matsuri Dance ao vivo e às 22h, um show único com The Kira Justice, grupo de anime songs que faz muito sucesso junto ao público jovem. 

No feriado, dia 07 de setembro, a programação do palco começa às 13h com música e artes marciais. Às 17h se apresenta a Banda Pokoretto e às 18h, a Cia. Palhaços de Rua toma conta do palco com o espetáculo “Números”. Às 19h será realizada a abertura oficial do Londrina Matsuri 2018, seguido por concurso Cosplay e desfile Akihabara (inspirado nas vestimentas dos bairros excêntricos de Tókio), Bon Odori e Matsuri Dance.

No sábado, dia 08 a programação cultural começa às 12h30, com “A Valsa das Pipas”, com o engenheiro Ken Yamazato. Ao longo de toda a tarde, vários grupos culturais se apresentam no Palco Sakurá, e a partir das 18h tem início o Festival de Bon Odori com diversos grupos de Londrina e região.  

Chieko Kojima
No sábado (08), o grande destaque da programação é Chieko Kojima, co-fundadora do melhor grupo de taikô do Japão, o Kodô. Ela faz uma apresentação para o público do Londrina Matsuri a partir das 20h. 
Chieko iniciou sua carreira com dança tradicional japonesa em 1976, na ilha de Sado, Japão. Em 1981 ela foi um dos membros fundadores do grupo Kodo que se tornaria internacionalmente aclamado pouco tempo depois. Chieko Kojima é conhecida por seu estilo original de dança executado em meio aos tambores taikô do Kodô, como por exemplo ao interpretar a deusa Ameno-uzume no espetáculo “Amaterasu” de 2006. 

No último dia do Londrina Matsuri (domingo, 09), a programação cultural segue ao longo do dia com a performance de diversos grupos locais. 

Outros espaços
Além do Palco Sakurá, a organização do Londrina Matsuri preparou diversas atividades no Palco Himawari (Espaço cultural), com exposições, workshops e oficinas gratuitas. Durante a feira, o público poderá visitar o Espaço Comic, onde se concentram os jogos e novidades do universo game; Espaço Animeland, onde haverá games, K-pop, Karaoke/animeke, exposição de cosplay, do Harry Potter, de animes, e outros; no Espaço Criança, as crianças poderão brincar na cama-eslástica, com mini-basquete, Badminton e outras atividades, além de participar de oficinas artísticas e brincadeiras tradicionais como oficinas de pipa, barcos de papel, cinco marias, bambolê, bolinha de gude, pião, corda, betes e brincadeiras cantadas; no Espaço Primavera, destaque para as mostras de Rosa do Deserto e do Morango e Pitaya, desde o plantio a doces e receitas saborosas.

Integração 
Além de preservar hábitos e costumes orientais, o Londrina Matsuri promove a integração de povos e gerações. A festa é organizada pelo Grupo Sansey, que nasceu com dois objetivos: preservar e difundir a cultura japonesa e a formação dos jovens, através dos valores e princípios que foram herdados pelos ancestrais.
Estandes comerciais com produtos variados e para todos os gostos podem ser encontrados nos dias de feira.

Patrocínio
O 16º Londrina Matsuri conta com o patrocínio da Itaipu Binacional, Copel, Sanepar, Unimed, Boulevard Londrina Shopping, Disfranco, Midiograf, Drogamais. E tem o apoio da Prefeitura Municipal de Londrina, Sociedade Rural do Paraná, SESI, SENAI, FIEP, SESC/Fecomércio, Emater e UEL.