Grupo Sansey

Oficinas Culturais no Londrina Matsuri

Oficinas Culturais no Londrina Matsuri

A 16ª edição do Londrina Matsuri será realizada de 06 a 09 de setembro no Parque de Exposições Governador Ney Braga. Serão quarto dias de muita festa, atividades culturais, curiosidades, gastronomia. Uma verdadeira imersão na cultura oriental. Diariamente o público poderá participar de uma programação variada com oficinais e workshops gratuitos no Palco Himawari.

Oficinas de mangá
A atividade será ministrada por Fabio Mendes (Bernô Sensei), da Escola Mangá Japan Sunset, de São Paulo. O mangaká é especializado na caricatura e em animações 2D. Para o Londrina Matsuri esta oficina vai mostrar técnicas incríveis de desenho para os interessados. Além disso, irão comercializar caricaturas em mangás com materiais exclusivos do Japão.

Orinuno 
Técnica que vem dos princípios do origami partindo do tecido como material base. Sem cortar ou costurar o pano as formas surgem a partir de um único quadrado. No evento, a oficina será ministrada pela jornalista Thais Kato, conhecida por usar o Orinuno para criar artigos de uso pessoal. 

Kirigami
Kirigami ou origami arquitetônico é uma variação do origami tradicional. Nesta prática há o recorte do papel criando representações de seres ou objetos em 3D. Para o Londrina Matsuri, foi confirmada a presença da professora Naomi Uezu de São Paulo.

Shodô e Sumi-Ê
A artista plástica Suely Shiba, também de São Paulo, vai ensinar técnicas de caligrafia (Shodô) e da pintura com tinta monocromática (Sumi-Ê). Ela aulas de shodô, kokuji, sumi-ê e confecção de carimbos na Associação da província de Ibaraki desde 1992 e na Escola Shodísta Hokushin desde 1982, além de participar de eventos e exposições anuais no Brasil e no Japão. 

Patrocínio
O 16º Londrina Matsuri conta com o patrocínio da Itaipu Binacional, Copel, Sanepar, Unimed, Boulevard Londrina Shopping, Disfranco, Midiograf, Drogamais. E tem o apoio da Prefeitura Municipal de Londrina, Sociedade Rural do Paraná, SESI, SENAI, FIEP, SESC/Fecomércio, Emater e UEL.