Grupo Sansey

Valorização da cultura japonesa na abertura do Londrina Matsuri

Um belo cortejo com dançarinos, tocadores de taiko e bandeiras invadiu o Parque Ney Braga anunciando a abertura oficial do 15º Londrina Matsuri, realizada em torno das 19h do dia 07 de setembro.  

A cerimônia foi realizada no Palco Sakura e contou com a presença de diversas autoridades como o prefeito Marcelo Belinati, os secretários de Educação Maria Tereza Paschoal de Moraes e de Cultura Caio Júlio Cesaro, o Coordenador da Região Metropolitana de Londrina Marco Antonio Santi representando o governador Beto Richa, o vereador Eduardo Tominaga, além de representantes políticos, patrocinadores e parceiros.

A presidente do Grupo Sansey, Mity Shiroma, abriu a fala agradecendo a presença de todos, especialmente dos parceiros que estão juntos desde o primeiro evento, quando ainda era realizado na Praça Nishinomiya.  “Também gostaria de agradecer as instituições públicas da cidade e do estado que nos ajudam a difundir a cultura japonesa e valorizar as virtudes do povo japonês. O Londrina Matsuri é cultura, gastronomia e lazer.”

O prefeito Marcelo Belinati também ressaltou as virtudes do povo japonês, especialmente o respeito ao próximo. “A nossa colônia, formada por cerca de 20 mil pessoas, ajudaram a desenvolver a cidade, preservando os valores da cultura japonesa até hoje. Neste dia da independência, gostaria de expressar a minha gratidão pelo povo japonês e dizer que estou muito feliz por estar presente nesta festa, que movimenta a nossa economia.”

O 15º Londrina Matsuri segue até domingo (dia 10) no Parque Ney Braga com muita programação artística e cultural, além da farta gastronomia oriental e comércio de diversos produtos. Os ingressos custam R$6,00 e R$3,00 (meia entrada).