Grupo Sansey

Lançamento do Kinka Concert 2015 na Folha de Londrina

29/10/2015
Concerto vai arrecadar fundos para Hospital do Câncer

http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--2832-20151029&tit=concerto+vai+arrecadar+fundos+para+hospital+do+cancer

O dia 29 de novembro será uma data de grandes comemorações para o Hospital do Câncer e a Escola Mity de Karaokê, de Londrina. Juntas, as entidades vão celebrar os 50 anos de atividades da instituição de saúde e 30 anos de atuação da escola de origens nipônicas. Uma programação em conjunto, a ser realizada no Ginásio Moringão, deve animar a comunidade e arrecadar fundos para o hospital. São esperadas pelo menos 6 mil pessoas. 
De acordo com Mity Shiroma, responsável pela Escola de Karaokê e o Grupo Sansey, entidade sem fins lucrativos que trabalha pela preservação da cultura japonesa na cidade, o ginásio vai abrigar o "Kinka Concert", tradicional festival de apresentações dos alunos. A ideia é aproveitar o evento para homenagear o hospital e captar recursos para ajudar na manutenção da estrutura. "Tivemos a ideia de extrapolar as fronteiras do grupo nesta comemoração e fazer algo em retribuição ao trabalho do hospital, apoiando uma causa que afeta famílias de todo o Brasil", comentou Mity. 
A iniciativa faz parte do projeto "Amor pela Vida", encabeçado pela Escola Mity, e deve prestar agradecimento também a voluntários e aos profissionais mais antigos do Hospital do Câncer. A ideia é entrar em contato com artistas locais, regionais e nacionais, além de apresentadores e formadores de opinião locais, para doar sua imagem e interagir com o público no dia do concerto. O tema do espetáculo será "Seja a luz de quem precisa". 
Fundado em 1965, o Hospital do Câncer atende hoje pacientes de 214 municípios. A instituição tem mais de 28 mil prontuários abertos e 7 mil pacientes efetivos. Mais de 90% dos atendimentos são pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 
Apesar de o hospital ter ampliado a abrangência nos últimos anos, a receita para manter as despesas não vem crescendo na mesma proporção, observa a coordenadora de captação de recursos e voluntária Dilza Dequech. Segundo ela, o deficit financeiro do hospital gira em torno de R$ 500 mil mensais. "Esperamos que com esse evento consigamos alavancar as doações. Isso vai ajudar muito o hospital a concluir obras", definiu ela, ao reforçar que o apoio da comunidade vem sendo fundamental para o funcionamento da estrutura ao longo destes anos. 
O presidente do hospital, Nelson Dequech, agradeceu a mobilização da Escola Mity de Karaokê e do Grupo Sansey em colaborar com a entidade, hoje uma referência internacional no tratamento de câncer. "O hospital começou os trabalhos com um grupo de pessoas altruístas, que tinham como meta um ambulatório. Há 50 anos, graças ao apoio de todos, nos tornamos referência em questões maiores ainda", pontuou. Ele também cita a sustentabilidade da instituição como um desafio, já que, além dos custos terem aumentado, o fluxo de pacientes também é maior. 
Além da renda obtida com o "Kinka Concert" ser revertida para o hospital, a unidade fará o cadastramento de novos doadores no dia do evento. Hoje, são 46 mil voluntários contribuindo financeiramente ao mês. A meta é chegar aos 60 mil.

Antoniele Luciano
Reportagem Local