Grupo Sansey

13º Londrina Matsuri: sucesso de público e atrações

Com uma programação intensa de atividades, a coordenação encerra a 13ª edição do Londrina Matsuri com um balanço positivo. Dentro da expectativa anunciada, mais de 25 mil pessoas prestigiaram os quatro dias de festival, final de semana prolongado por conta do feriado. “Tivemos aprovação da realização no Centro de Eventos. O público pôde ter mais conforto, constatamos uma melhor acessibilidade e mobilidade para idosos, cadeirantes e crianças por conta da boa estrutura do local. O feriado com chuva também não foi motivo para cancelamento do passeio. Sabendo que o local é coberto, tivemos um ótimo número de visitantes também na segunda-feira”, comenta Luiz Shiroma, coordenador geral. 
Um dos espaços do Festival foi destinado à Feira de Tecnologia promovida pela Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão (CCIBJ) do Paraná com estandes de empresas de tecnologias do Japão. Segundo o presidente, Yoshiaki Oshiro “Essa aproximação das empresas é importante para a parceria dos dois países e para desenvolvimento tecnológico”. Destaques para empresa da área de eletrônica com solução no setor da saúde e outra que demonstrou inúmeras utilizações do bambu, considerado, segundo o presidente, como "o ouro do futuro”.

Em 2015 completa 120 anos da assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação e início das relações diplomáticas entre o Brasil e o Japão. Na reunião entre a Presidente do Brasil e o Primeiro Ministro do Japão, em agosto, foi determinado a comemoração dos "120 anos de Amizade Japão-Brasil". No Paraná também serão comemorados os "100 anos da Colonização Japonesa no Paraná" e os "45 anos de Irmandade entre a Província de Hyogo e o Estado do Paraná". “Ficamos lisonjeados pelo evento Londrina Matsuri ter sido escolhido para fazer parte desta comemoração tão importante”, enfatiza Shiroma.

Outra novidade do Londrina Matsuri 2015 foi a criação de seu canal próprio de comunicação e divulgação: A TV Matsuri realizada em parceria com Agência Marcão Kareca. Um dos estandes se transformou em Estúdio de TV e a equipe de produtores e jornalistas realizou a cobertura das atividades do Festival durante os quatro dias. Os vídeos e reportagens eram produzidos, editados no local e divulgados no Facebook oficial do evento, em média, a cada duas horas. As reportagens podem ser conferidas no www.facebook.com/LondrinaMatsuri. “Nesta edição, completamos 10 anos de assessoria de comunicação do evento. A cada ano sempre inovamos e para 2015 preparamos a TV Matsuri”, comentou o jornalista e empresário Marcos Castri, conhecido como Marcão Kareca.

O sucesso alcançado do Londrina Matsuri se deve ao grande envolvimento da comunidade. “Agradeço ao público que compareceu e participou das atividades, aos patrocinadores, apoiadores, imprensa em geral pela grande divulgação do evento, aos parceiros dos estandes comerciais, gastronômicos, oficinas e entidades culturais de Londrina e região”, enumera Shiroma.

Os restaurantes do Espaço Gastronômico comprovaram que a culinária japonesa realmente figura entre as preferidas dos brasileiros. O público lotou os restaurantes, principalmente no sábado. “Pelo segundo ano consecutivo a Praça de Alimentação do evento foi reconhecida pelos nipo-brasileiros como o ‘Festival Gastronômico’ mais lembrado de Londrina, portanto recebemos novamente o Prêmio Top Nikkey. É o reconhecimento do público pelos 13 anos de realização do Londrina Matsuri.”, ressalta Shiroma.

Nesta edição, mais de 80 estandes formaram a área comercial e de gastronomia. Roger Kaneta da empresa Amai Amai comentou que gostou do local do evento e as “vendas superaram a expectativa”, disse.

A programação cultural veio repleta de apresentações de dança, música, artes marciais e canto. O público também entrou no clima e alguns participaram como Cosplay (representação de personagem a caráter) e abrilhantaram o evento passeando com fantasias inusitadas.

No Show de Yosakoi Soran (Dança Contemporâne Japonesa) o Grupo Sansey apresentou a coreografia heptacampeã do 12º. Festival Yosakoi Soran do Brasil e coreografias especiais unindo todas as turmas de Yosakoi Soran: Kids, Intermediária, Avançada e Master. Os alunos de Taiko também fizeram parte do show com músicas apresentadas pelas turmas Iniciante, Intermediária e Avançada, e acompanhando todas as coreografias de Yosakoi Soran. 

No Festival Bon Odori, o evento contou com a participação de entidades de Londrina e região. E os shows de Taiko e de tambores de Okinawa com o Grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko também surpreenderam e emocionaram.

“O Londrina Matsuri tem como objetivo maior a integração das culturas e para isto contamos com o apoio das diversas entidades culturais de Londrina e Região que sempre se apresentam, portanto agradecemos a participação de todos”, comenta Mity Shiroma, presidente do Grupo Sansey.

No Espaço Kodomo (criança), o Sesc- Fecomércio, mais uma vez, trouxe oficinas e brinquedos, com um amplo espaço de atividades. A criançada também compareceu às oficinas de Pipa com o engenheiro Ken Yamazato, reconhecido em todo país por sua especialidade, além da oficina de Origami em Tecido com artesã e empresária Thaís Kato, especialista na arte das dobraduras em tecidos, além das oficinas de mágica com os nikkeis Edson e Kevin Iwassaki, mestres na arte do ilusionismo.

Centenas de pessoas também se inscreveram nas oficinas de Oshibana com a Professora Mirian Tatsumi. A mestre na arte ensinou a técnica diferenciada e ainda doou uma obra de arte de sua autoria e a renda foi repassada integralmente ao Hospital do Cancer de Londrina.

Encerrando as atividades durante todos os dias, shows de mágica e karaokê, além do Grupo Sansey comandando apresentações de Matsuri Dance, para grande público que aprovou o novo espaço de shows do Centro de Eventos.

O público escolheu o Jardim Japonês como local para registro “oficial” das fotos no evento. O Jardim foi especialmente montado com uma paisagem ao fundo, lago, flores, ponte e "torii".

A conscientização dos jovens para a preservação do meio ambiente, sempre em destaque no Londrina Matsuri foi promovida pela 8ª “Mostra Meio Ambiente – Melhores Práticas” o 6º Concurso Meio Ambiente - Melhores Práticas com participação de alunos de escolas municipais. Em primeiro lugar ficou a Escola Municipal Dr. Joaquim Vicente de Castro; na segunda colocação ficou a Escola Municipal Prof Dr. Carlos da Costa Branco, em terceiro lugar a Escola Municipal Anita Correa, na quarta colocação ficou a Escola Municipal Elias Kauam. As Escolas foram premiadas com troféus doados pela Criart e receberam certificados de participação. Os três primeiros lugares ainda ganharam uma Caixa Amplificada da Loja Sonkey e um relógio de parede oferecido pela Ótica e Relojoaria Quintino.
"Em nome da organização agradeço a colaboração de profissionais e, principalmente, dos voluntários que há muitos anos nos ajudam a realizar esse grande evento", comenta Mity Shiroma.

Vale lembrar que o Londrina Matsuri que faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná e também da cidade de Londrina (Lei Estadual 17.778/2013 e Lei Municipal 12.017/2014). A realização do evento fica a cargo do Grupo Sansey, entidade cultural e beneficente sem fins lucrativos, que agradece ao patrocínio das empresas: Unimed, BRDE, FIEP, Copel, Sanepar, Drogamais, Bradesco, Disfranco, Câmara de Comércio Brasil-Japão do Paraná e Midiograf, além dos apoiadores: Governo Estado do Paraná, Prefeitura de Londrina, RPC TV, Rádio Paiquerê AM, Folha FM, Igapó FM, Sistema Fecomércio/Sesc, Centro de Eventos, Estacenter, Sonkey, Colégio Universitário, St. James International School, Londrina Convention & Visitors Bureau e Assessoria de Comunicação Agência Marcão Kareca.