Grupo Sansey

Veja também:

Shows Internacionais

Oka Shiro

O cantor Oka Shiro é o único discípulo do cantor Oka Haruo, mestre no estilo "enka", falecido em 1975. Todos os ensinamentos e técnicas da música foram adquiridos do mestre Oka Haruo de 1966 a 1969. Oka Shiro herdou o nome do mestre e foi lançado profissionalmente em 1975.

É considerado um dos mais tradicionais cantores do Japão e interpreta músicas tradicionais (enka) e folclóricas, de sua autoria e de outros compositores, que falam dos costumes e sentimentos do povo japonês. Realiza shows e também se dedica a apresentações beneficentes.

 Em 1987, Oka Shiro fez sua 1ª. Turnê Beneficente "Oka Shiro Charity Concert in Brasil", nas cidades de Maringá, Presidente Prudente, Bastos, Santos e São Paulo. Neste mesmo ano recebeu o prêmio "Chave de Ouro" da cidade de São Paulo. O cantor voltou novamente ao Brasil para turnês beneficentes nos anos de 1989, 1991, 1996, 1997, 2002, 2007, 2009 e 2010. A 5ª. Turnê Beneficente, realizada em 1997 com o nome de "Oka Shiro Charity Concert - 10 anos”, foi organizada pelo Grupo Sansey, e passou pelas cidades de Londrina, Apucarana, Maringá, Assis e Ourinhos.

 

Kazufumi Miyazawa

SHOWS - CELEBRIDADE ORIENTAL

Folha de Londrina - dia 02 de outubro de 2005.

O astro da música popular japonesa Kazufumi Miyazawa faz única apresentação hoje, no Teatro Ouro Verde, em Londrina.

 

 

Fotos: Divulgação
Kazufumi Miyazawa, que mantém laços estreitos com compositores brasileiros, vendeu 1,5 milhão de cópias de seu último disco no Japão.

 

A passagem do cantor japonês Kazufumi Miyazawa pelo Norte do Paraná adiou planos de viagem na região. O astro da música popular nipônica se apresenta hoje, a partir de 17 horas, no Teatro Ouro Verde. Na bagagem, traz o hit ‘‘Shima Uta’’ e canções feitas em português em parceria com Lenine, Carlinhos Brown, Max de Castro e outros compositores brasileiros.

 ‘‘Uma amiga que mora há 15 anos em Tóquio, e está de férias na cidade, não acreditou quando eu falei do show. Ela disse: ‘como vocês conseguiram trazê-lo? Ele é uma estrela lá!’. Ela estava com a viagem marcada para voltar ao Japão, mas decidiu ficar mais uma semana por causa do show’’ – conta Mity Shiroma, responsável pela vinda do artista ao lado do grupo Sansey. 

  O músico foge do perfil corriqueiramente associado – por desinformação – a cantores do Japão. ‘‘Ele não se prende a tradições. É um pesquisador de ritmos, não só da América Latina como da Europa. Quando perguntam sobre o seu estilo musical , ele costuma responder que não é pop, nem rock, mas universal’’ – diz a produtora de eventos. 
  Miyazawa vem constantemente ao Brasil. Consagrou-se como integrante da banda pop The Boom, que conquistou as paradas de sucessos com a música ‘‘Shima Uta’’, de sua autoria. A canção, gravada em 1992, já vendeu mais de 1,5 milhão de cópias só em seu país. Recebeu versões na Inglaterra, México, China e Jamaica. Mas foi na Argentina que a canção mais emplacou no exterior, chegando a virar tema da seleção de futebol na voz de Alfredo Casero. 
  Miyazawa inspirou-se na história da invasão americana à ilha de Okinawa durante a Segunda Guerra para compô-la. Traduzida para o espanhol e com o título de ‘‘Canción de la Isla’’, a música fez parte da trilha sonora da novela ‘‘Metamorphoses’’, exibida pela TV Record no ano passado. Em carreira-solo, o artista lançou quatro álbuns, três deles com canções em português. 
  Além dos nomes citados acima, ele gravou composições de Pedro Luís, Davi Moraes e Moreno Veloso. Apaixonado pela música brasileira, vem com freqüência ao País. Há exatamente um ano, participou como convidado do festival ‘‘Tudo é Jazz’’, em Ouro Preto (MG). Antes disso, realizou shows em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Sua apresentação em Londrina será a primeira fora das capitais.
  Segundo Mity, o cantor interessou-se pela cidade após saber que aqui se encontra a segunda a maior colônia japonesa do País. ‘‘Ele quer conhecer as comunidades nipo-brasileiras porque pretende compor uma música em homenagem ao Centenário da Imigração japonesa no Brasil em 2008’’ – diz. Ainda segundo ela, Miyazawa selecionou faixas dos álbuns ‘‘Miyazawa-sick’’ e ‘‘Miyazawa’’ (este produzido por Arto Lindsay) para mostrar no show de hoje. 
  No palco, terá a companhia de músicos de várias nacionalidades incluindo os brasileiros Marcos Suzano e Fernando Moura. Depois de Londrina, ele segue a turnê por São Paulo, Honduras, Nicarágua, México e Cuba. 

 O cantor japonês Kazufumi Miyazawa abriu sua turnê pela América Latina com um show em Londrina no Teatro Ouro Verde, promovido pelo Grupo Sansey. Apesar de pouco conhecido pelo público brasileiro, o cantor construiu uma sólida carreira no Japão, através da banda pop "The Boom". A canção mais famosa de banda, "Shima Uta", composta pelo próprio Miyazawa, vendeu mais de 1,5 milhão de cópias só no Japão, além de receber inúmeras regravações.

Em carreira solo, o japonês já lançou quatro álbuns, três deles com canções em português, compostas em parceria com Carlinhos Brown, Lenine, Davi Moraes, Pedro Luís, Max de Castro e Moreno Veloso, entre outros. Apesar de realizar turnês também pela Europa, e de estar fortalecendo seus contatos com os países americanos, é com o Brasil que Miyazawa nutre um contato mais constante, somando mais de 20 visitas.

 

Wadaiko Yamato (Taiko - Japão)

 Em 1998, o Grupo Sansey trouxe o grupo de taiko japonês Wadaiko Yamato com apresentação única no Teatro Ouro Verde. O show contou com um público de mais 1.000 pessoas.

 

Graciela Susana e Sandra Alonso

 O Grupo Sansey trouxe para Londrina a dupla argentina Graciela Susana e Sandra Alonso, em apresentação única na sede da ACEL. A cantora Graciela Susana fez muito sucesso no Japão com a música "Adoro".

 

Márcia Nishie

Em 1986 Márcia Nishie conquistou o Grande Prêmio da Canção Japonesa no Brasil - Gaikokujin Kayo Taisho e obteve o reconhecimento do maestro Inomata Kosho que se tornou o seu principal mestre no Japão. Márcia gravou diversos discos chegando a apresentar-se, em 1991 no Kohaku Utagassen com a música "Furimukeba Yokohama", ao lado do cantor Hashi Yukio, numa transmissão direta de São Paulo. Além do show em Tokyo teve apresentações do exterior como Nova York, Alemanha e Coréia do Sul além do Brasil.

Em 1990, o Grupo Sansey trouxe para Londrina, um show com a cantora Márcia Nishie através do empresário Eduardo Sakamoto de São Paulo. O show foi realizado na ACEL para 1.500 pessoas. Sucesso absoluto. Após aparição no programa "Fantástico" da Rede Globo, ficou conhecida no Brasil todo.  

 

Minoru Yamada

 O cantor japonês Minoru Yamada, realizou uma Turnê Beneficente no Brasil, promovida pelo Grupo Sansey em parceria com a Associação Internacional de Filantropia em Benefício dos Países do Terceiro Mundo, através da Professora Toshiko Okuda do Japão. O show foi realizado na ACROL para 600 pessoas.

 

Masaki Hajime

Masaki Hajime, atualmente reside em Tokyo aonde se mudou na década de 80 para tentar a carreira artística. Nasceu na cidade de Abira, em Hokkaido, iniciou a carreira colecionando vitórias em concursos amadores. O seu primeiro CD foi lançado em 1999, e o lançamento do terceiro CD em 2005, marcou a nova fase de sucesso. O cantor japonês Masaki Hajime esteve no Brasil pela primeira vez, em fevereiro de 2008, por ocasião dos Festejos do Centenário da Imigração Japonesa, especificamente no Festival Yukidaruma, para um público de milhares pessoas, no Centro de Intercâmbio Brasil-Hokkaido.

 Masaki Hajime realizou uma turnê de shows no Brasil em 2011, cantando suas musicas e outros sucessos no estilo enka e new enka da musica japonesa. O cantor agradou a todos por onde se apresentou da primeira vez, e este sucesso inesperado fez com que retornasse logo ao Brasil para uma série de apresentações que incluíram cidades como Belém, São Paulo, Mogi das Cruzes e Arujá.